Cristianismo x Pós Modernidade




"E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará. Mas aquele que perseverar até o fim será salvo."  Mateus24:12-13


Com os falsos ensinamentos e a lassidão moral vem uma doença particularmente destruidora: a perda do verdadeiro amor a Deus e aos semelhantes. O pecado esfria nosso amor, faz com que nos preocupemos apenas com nossos interesses e não é possivel amar verdadeiramente se pensarmos em nós mesmos.

1. Quando surgiu o periodo da pós modernidade? - Surgiu por volta de 1940, mas ganhou força a partir de 1970.

2. Qual é a proposta da pós modernidade ou pós modernismo?  - Os pensamentos filosóficos como Nietzsche e outros; a globalização; os produtos de filmes, novelas,desenhos animados perversos, musicas e literaturas consideradas lixo para a mente humana. O inimigo sabe muito bem como preparar o mundo para o grande desfecho final.

 No meio de tudo isso está inserido o espiritualismo, bruxaria, feitiçaria, o desrespeito pela instituição divina do casamento, pela autoridade de Deus.

3. Há 40 anos, quem era apanhado roubando uma maçã no quintal do vizinho ou em uma mercearia, tinha que responder junto a delegacia. Hoje infelizmente a exemplo do que acontece hoje em dia, os jovens quebram, incendeiam, depredam, e a tendência é deixar por isso mesmo. Sociólogos e psicólogos dizem que esse comportamento tende a se repetir em grandes centros daqui pra frente. Há 30 anos se alguém via um homem vestido de mulher era um grande escândalo, hoje existe a parada gay em varias cidades do mundo. Há 10 anos a questão do aborto era questionada em quase todo o mundo, hoje a tendência é piorar com a legalização ja existente em muitos países.

4. Os tempos mudaram? - A palavra de Deus continua a mesma. Deus não muda. A bíblia não muda. Os princípios são intoleráveis em meio a toda essa confusão que vivemos. O texto de 2Timóteo 3: 1 a 5 nos arremete aos dias atuais: "Sabe, porém, isto, que nos ultimos dias sobre virão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais, a mães, ingratas, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que de Deus. Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te"

 Há um texto de João o apóstolo que nos arremete aos dias atuais. João o ultimo apóstolo vivo, a ultima testemunha viva de todos os acontecimentos nos dias de Jesus, ele mostra aos cristãos daquele tempo para que se reservasse para Deus e para não se contaminar com ações, atitudes, costumes da sociedade daquele tempo que é: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo o amor do Pai não esta nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida. Não é do pai, mas do mundo e o mundo passa. E a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre."

 Era uma mensagem para aquela época mas é para nós tambem. Jesus disse: "Hipócritas, não sabeis discernir a face da Terra e do céu, como não sabeis discernir este tempo?" Lucas 12:56.

 A primeira e a segunda geração de cristãos pós modernos estão diante de nós. Não quero dar nomes a cristãos. Cristão é sempre cristão. Cristão segue os passos de Jesus, está sempre comprometido com Ele, independente de qualquer situação; seja na vitória ou derrota; escasses ou abundância; na alegria ou  na tristeza; na saúde ou na doença. Cristão esta e vive na dependência de Deus. Quem procura com a graça de Deus, imitar Jesus é um cristão. "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados." Efésios 5:1

 Hoje, só na ala de cristianismo e suas ramificações, há mais de 33 mil religiões. São dados alarmantes e tem confundido muita gente, além de ter elevado e muito a pratica de um cristianismo apenas de fachada, superficial.

O cristianismo não é uma instituição e não tem a ver com placas de igrejas. Jesus sempre foi e sempre será a maior necessidade para o coração do ser humano. Foi assim no antigo testamento quando os sacrifícios apontavam para o Messias que viria. Foi assim na implantação do cristianismo quando pessoas procuravam Jesus, e a religião cresceu de forma tremenda. Foi assim na Idade Média, quando cristãos verdadeiros, mesmos isolados, até morriam por Jesus. Foi assim na Idade Moderna e é assim nos dias atuais da Era Pós-Modernidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURSO DE TEOLOGIA