A rebelião


A separação de Deus foi um verdadeiro golpe. Por meio da desobediência e do pecado, todos nós morremos espiritualmente. O mundo inteiro foi afetado. O medo e a culpa somente cresceram, junto com a maldade e a violência humana.

Deus teria sido perfeitamente justo se deixasse as coisas tal qual estavam — com todos os seres humanos sujeitos ao seu juízo. 

Mas, em vez disso, ele pôs em prática o seu plano para salvar a humanidade e libertar toda a criação da submissão ao pecado e à maldição.
 

Como?

Enviando seu Filho para carregar o castigo do nosso pecado e morrer em nosso lugar.


E para Adão Deus disse o seguinte: — Você fez o que a sua mulher disse e comeu a fruta da árvore que eu o proibi de comer. Por causa do que você fez, a terra será maldita. Você terá de trabalhar duramente a vida inteira a fim de que a terra produza alimento suficiente para você. Ela lhe dará mato e espinhos, e você terá de comer ervas do campo. Terá de trabalhar no pesado e suar para fazer com que a terra produza algum alimento; isso até que você volte para a terra, pois dela você foi formado. Você foi feito de terra e vai virar terra outra vez.

Gênesis 3:17‭-‬19 NTLH


Então qual é a vantagem de ser judeu? Será que ser circuncidado tem algum valor? Tem, sim, e de muitas maneiras! E a primeira vantagem é que Deus entregou a sua mensagem aos cuidados dos judeus. Mas, se alguns não foram fiéis, será que por isso Deus vai ser infiel? De modo nenhum! Que Deus continue a ser verdadeiro, mesmo que todas as pessoas sejam mentirosas. Como dizem as Escrituras Sagradas a respeito dele: “Que fique provado que tu tens razão quando falas e que sejas vencedor quando fores julgado.”  Mas, se as injustiças que cometemos servem para mostrar que Deus age com justiça, o que é que podemos dizer? Que Deus é injusto quando nos castiga? (Eu falo aqui como as pessoas costumam falar.) É claro que não! Se Deus não fosse justo, como poderia julgar o mundo?  Mas digamos que a minha mentira faz com que a verdade de Deus fique mais clara, aumentando assim a glória dele. Nesse caso, por que é que devo ainda ser condenado como pecador? Então por que não dizer: “Façamos o mal para que desse mal venha o bem”? Na verdade alguns têm me caluniado, dizendo que eu afirmo isso. Porém eles serão condenados como merecem.  Então será que nós, os judeus, estamos em melhor situação do que os não judeus? De modo nenhum! Já mostrei que todos, judeus e não judeus, estão debaixo do poder do pecado. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Não há uma só pessoa que faça o que é certo;  não há ninguém que tenha juízo; não há ninguém que adore a Deus.  Todos se desviaram do caminho certo, todos se perderam. Não há mais ninguém que faça o bem, não há ninguém mesmo.  Todos mentem e enganam sem parar. Da língua deles saem mentiras perversas, e dos seus lábios saem palavras de morte, como se fossem veneno de cobra.  A boca deles está cheia de terríveis maldições.  Eles se apressam para matar.  Por onde passam, deixam a destruição e a desgraça.  Não conhecem o caminho da paz  e não aprenderam a temer a Deus .”  Nós sabemos que tudo o que a lei diz é dito para os que vivem debaixo da lei. Isso a fim de que todos parem de se justificar e a fim de que todas as pessoas do mundo fiquem debaixo do julgamento de Deus. Pois ninguém é aceito por Deus por fazer o que a lei manda, porque a lei faz com que as pessoas saibam que são pecadoras.

Romanos 3:1‭-‬20 NTLH


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURSO DE TEOLOGIA